Dia Mundial do Professor – “A transformação da educação começa com os professores”
|Dia Mundial do Professor
5 de outubro de 2022
Que força é essa… de ser professor, apesar de…
No dia 5 de outubro assinala-se o Dia Mundial do Professor, data criada pela UNESCO, em 1994, para homenagear o trabalho da classe docente. Este ano o tema “A transformação da educação começa com os professores” reforça a importância da ação dos professores na formação dos cidadãos do futuro.
Há quem lhe chame a mais digna profissão do mundo. Há quem queira chamar-lhe de missão. Será tudo isso, mas, nos dias de hoje e sobretudo em Portugal, é mais um teste à resistência e à força de se tornar e de se manter professor.
Na canção, sempre atual, de Sérgio Godinho pergunta-se “Que força é essa? Amigo”, num grito de alerta para quem trabalha o dia inteiro, construindo as cidades pr’ós outros e dá tanto de si, p’ra tão pouco reconhecimento e tão pouco dinheiro.
Pergunta que se faz, também, aos Professores de Portugal. Que força é essa? Que os faz ainda acreditar em mudar o mundo, mudando as pessoas através da educação, apesar do desrespeito com que são tratados ao longo de anos. Que força é essa? Que, apesar de não terem uma carreira com estabilidade e não saberem em que escola estarão no ano seguinte, trabalham o dia inteiro, pra tão pouco dinheiro e durante tantos anos.
Essa é a força que os professores devem juntar para se porem de bem consigo e reivindicarem um sistema que os apoie na sala de aula, que reforce o seu estatuto social, melhore os seus salários, garanta o seu desenvolvimento profissional contínuo e uma progressão na carreira justa e equitativa.
Desde, pelo menos, 2006, com a revisão do estatuto da carreira (ECD), em que, por razões meramente economicistas, se impôs um sistema de avaliação que impede os professores de completarem a sua carreira, tirou-se a esperança e o futuro aos professores portugueses.
Se a transformação da educação começa com os professores, para que tal aconteça é preciso que haja professores.
Só valorizando os professores e a sua carreira se poderá evitar o abandono da profissão e atrair os jovens para uma das mais belas e nobres profissões do mundo. Se, enquanto comunidade, não percebermos isto, a desejada transformação da educação a que a UNESCO apela deixa à margem um dos seus principais atores: os professores.
Neste dia 5 de outubro a APROCES deseja a todos os colegas um renovar de forças para, em conjunto, granjearem o respeito e o lugar que merecem na sociedade portuguesa e, ainda, que todos os dias sejam o “dia do/a professor/a”.
https://www.unesco.org/en/days/teachers
The theme for World Teachers’ Day 2022 is “The transformation of education begins with teachers”.
Que força é essa
Sérgio Godinho – Letra e música