CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO como Disciplina Autónoma no Ensino Secundário – Balanço de Experiências
|Dia 22 de Outubro, na Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão, decorreu mais uma importante Sessão de Trabalho/Debate, no âmbito do Ciclo “Educar para o Século XXI”, onde assistimos a 3 testemunhos de Coordenadores de Cidadania e Desenvolvimento.
Concluímos que, tal como no ensino básico, a Cidadania e Desenvolvimento pode funcionar como disciplina autónoma, com resultados claramente positivos, quer para os alunos, quer também para os professores envolvidos, desde que resulte de um trabalho colaborativo efetivo entre pares de diversos grupos de recrutamento. Um planeamento organizado constitui um importante factor de sucesso.
As situações em que a Cidadania e Desenvolvimento ocorre com abordagens em 2 ou mais disciplinas, verificamos que o trabalho desenvolvido foi integrado de forma parcelar e, à semelhança do que se fazia anteriormente, de uma forma meramente interdisciplinar.
Como os presentes manifestaram interesse em conhecer e partilhar mais o que se está a efetuar neste âmbito, ficou registada a possibilidade de a APROCES retomar esta temática.