2019 – 100.º aniversário da OIT
|
Promoção da justiça social, promoção do trabalho decente
O ano de 2019 assinalou o 100.º aniversário da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O Centenário é também uma forma de “traçar um caminho que permitirá à Organização enfrentar novos desafios no início do seu segundo século de existência.”
A Conferência declara que:
“A. A OIT celebra o seu centenário num momento em que o mundo do trabalho atravessa mudanças profundas, impulsionadas por inovações tecnológicas, oscilações demográficas, alterações climáticas e globalização, que colocam em questão a própria
natureza e o futuro do trabalho, bem como o lugar que as pessoas ocupam nesse mundo e a sua própria dignidade.
B. É imperativo agir com urgência para aproveitar todas as oportunidades para construir um futuro do trabalho mais justo, inclusivo e mais seguro, com pleno emprego e trabalho digno para todos.
C. Esse futuro do trabalho é uma condição prévia de um desenvolvimento sustentável que põe fim à pobreza e não deixa ninguém para trás.
D. A OIT deve transpor para o seu segundo século de existência, com uma determinação inabalável, o seu longo mandato ao serviço da justiça social, fazendo dos direitos, necessidades e aspirações das pessoas os objetivos principais das políticas económicas,sociais e ambientais – a abordagem ao futuro do trabalho centrada no ser humano.
E. A evolução da Organização ao longo dos últimos 100 anos no sentido de uma adesão universal significa que o contributo pleno dos mandantes da OIT para este esforço só poderá ser assegurado se estes participarem de forma plena, igualitária e democrática na sua governação.”
In: Documento final do Centenário da OIT
Para mais informações consulte: https://www.ilo.org/100/en/