1ª Sessão de Trabalho/Debate promovida pela APROCES
|Dia 21 de novembro a APROCES deu início ao Ciclo de Sessões de Trabalho/Debate – Educar para o Século XXI, promovido por esta associação e, nesta primeira sessão, sobre o tema “Que Cidadania e Desenvolvimento no Secundário?”.
No Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves e com a presença de professores de várias áreas de docência e, em particular Coordenadores e Professores de Cidadania e Desenvolvimento de escolas e agrupamentos de escolas dos distritos de Lisboa e Setúbal, foram apresentadas três situações de agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas que optaram por disponibilizar a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento como disciplina autónoma no ensino secundário.
Os vários professores presentes puderam partilhar as suas experiências e conhecer formas diferentes de abordagem desta nova área curricular.
Foram apontadas algumas vantagens e constrangimentos por parte das escolas que optaram por esta solução. Foram igualmente referidos os critérios de avaliação já adoptados, assim como a formalização da avaliação (neste último caso, apenas numa das escolas).
Foi realçado que esta forma de trabalho de projeto, sobretudo no ensino secundário, pode permitir uma nova preparação dos alunos para competências que hoje já são, cada vez mais, solicitadas em termos do mundo do trabalho, não só no estrangeiro como também em Portugal.