A APROCES, Associação de Professores de Ciências Económico-Sociais, criada a 24 de outubro de 1988, é uma associação sem fins lucrativos representativa dos Professores ligados ao ensino das Ciências Económicas e Sociais. Interpretando a Educação como um dos pilares fundamentais da nossa sociedade, a APROCES está identificada com o reconhecimento e a valorização do exercício da profissão docente e interessada em contribuir para a definição de políticas educativas, económicas e sociais que visem o aumento da literacia económico-social e financeira da população portuguesa, o sucesso dos alunos e a excelência do sistema educativo.
A APROCES tem por propósito intervir na reflexão e prática educativas, bem como na política da educação, de forma a contribuir para que os alunos adquiram elevadas competências de natureza económico-financeira que os capacitem a responder às exigências do mundo atual e aos desafios do futuro, no quadro do pleno exercício de uma cidadania ativa e responsável.
A realização do nosso desígnio assenta na melhoria da qualidade do serviço educativo e das aprendizagens, bem como na valorização, no desenvolvimento pessoal e profissional e na salvaguarda dos direitos e interesses dos Professores de Ciências Económico - Sociais.
A APROCES, no desenvolvimento da sua atividade, rege-se pelos seguintes valores fundamentais:
A APROCES tem apoio do ME – Ministério da Educação, através do protocolo de cooperação institucional celebrado entre a DGE - Direção Geral de Educação e a APROCES.