SOBRE O DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR – 2023 com aumentos no cabaz de bens alimentares essenciais

| Criado em

Hoje dia 15 de março comemora-se o Dia Mundial do Consumidor.
Diversas iniciativas, um pouco por todo o lado, são levadas a cabo para dar a conhecer os direitos do consumidor.

A APROCES tem também assinalado este dia.

Em 2022 deste modo: https://www.aproces.org/mais-um-dia-mundial-do-consumidor-que-marcara-de-forma-diferente-o-seculo-xxi/

Neste ano de 2023 deixamos também a nossa mensagem de alerta para os aumentos de preços a que temos vindo a assistir, não só na eletricidade, gás, rendas, mas também nos bens alimentares. 

“Entre 23 de fevereiro de 2022, véspera do início da guerra na Ucrânia, e 8 de março de 2023, uma cesta com 14 frutas e legumes básicos sofreu um aumento de 34,38%”, atingindo hoje “230,76 euros. Este é o preço mais elevado desde que a DECO PROTESTE começou a monitorizar este cabaz, a 5 de janeiro de 2022″ (https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/orcamento-familiar/noticias/precos-estao-aumentar-alimentos)

Tal é o aumento que a Ministra da Agricultura pode vir a congelar os preços dos bens alimentares, conforme é presentemente noticiado.

Também a ASAE já reforçou a fiscalização, dado que a “inflação dos alimentos está acima dos 10% há nove meses” e há margens de lucro nos supermercados acima de 50%, como é o caso das cebolas. Nos ovos, laranjas, cenouras as margens estão entre 40% e 50%”.

Mais informação em:

 

A Direção