SEMINÁRIO SOBRE PRÁTICAS RELEVANTES DE GAMIFICAÇÃO NO ENSINO
|A APROCES esteve presente no Seminário sobre Práticas Relevantes de Gamificação no Ensino que decorreu no âmbito da 6.ª Edição da LISBOA GAMES WEEK, com sessões a 21 e 22 de novembro de 2019.
Esta iniciativa visou desmistificar o fenómeno da gamificação e abordar a capacidade que a gamificação tem de criar experiências significativas quando aplicada ao ensino.
O que é a gamificação, qual a sua importância na educação e práticas de gamificação, foram os aspetos abordados neste seminário.
No dia 21 de novembro foi oradora Selay Arkum Kodacere, Professora na Universidade de Hacettepe, em Ankara, na Turquia, seguindo-se um debate que contou com o painel de especialistas constituído por: Professor Kyriakos, Mentor da Microsoft Minecrat Global; Dr. João Baracho, Diretor Executivo da CDI Portugal; Filipe Girão, Djomba Managing Partner; e André Santos, Gestor de Produto na Bee Engineering. O debate foi moderado por Ricardo Alexandre Correia, Coordenador do Programa Playstation Talents em Portugal e contou com a participação do público.
No dia 22 de novembro, a oradora foi Sonja Gabriel, Professora na University Teacher College Vienna/Krems e no painel para o debate estiveram: Professor Mauro Figueiredo, Coordenador do Projeto Milagre Aprender +; Arlindo Dias, IBM Watson e Cloud Platform Architect; Vanda Freire, artista UX e UL, e Tiago Duarte, Programador. O debate foi moderado por Manuel Pimenta, formador de Design Thinking and Gamification.
Esta iniciativa teve a participação da Direção-Geral de Educação que a creditou como Ação de Curta Duração e teve como formador responsável Andreas Vilela, Mestre em Informática pela UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, CEO e Tech Leader na Sharkcoders.