Mais um Dia Mundial do Consumidor que marcará de forma diferente o século XXI
|No Dia Mundial do Consumidor que hoje se comemora tivemos, em 2020, uma “guerra” em que o inimigo sem rosto afrontou toda a humanidade. “Na educação, de acordo com a UNESCO, 290,5 milhões de crianças e jovens já foram afetados com o encerramento das escolas (e muitos mais serão). Para compensar as interrupções escolares, a UNESCO está a apoiar a implementação de programas de ensino à distância, recomendando aplicações e plataformas educativas e partilhando bons exemplos da aplicação destes recursos.”(https://www.aproces.org/covid-19-repensar-o-papel-do-consumidor/)
Hoje, enfrentamos uma guerra diferente – há um rosto, é uma guerra visível na Ucrânia, mas que já se repercute por todo o Mundo: aumento dos combustíveis, aumento nos preços dos bens alimentares … os efeitos sociais e económicos serão inegáveis e ainda não mensuráveis. Novos equilíbrios políticos poderão igualmente surgir na sequência do conflito Rússia-Ucrânia.
Por outro lado, o voluntariado e as ajudas humanitárias que surgem realçam a importância da vida e exaltam os valores da cidadania.
Mais um Dia Mundial do Consumidor que marcará de forma diferente o século XXI.