Literacia financeira – Portugal fica no final da lista
|Segundo o BCE em 2020 Portugal ficou em último lugar a nível de literacia financeira entre os 19 países da zona euro.
(Fonte: https://www.ecb.europa.eu/pub/economic-bulletin/articles/2022/html/ecb.ebart202108_02~5c1e5a116d.en.html)
O estudo foi levado a cabo por Leora Klapper (“World Bank, Development Research Group”) e Annamaria Lusardi (“Professor of Economics and Accountancy, George Washington University”).
As autoras medem a alfabetização financeira usando perguntas que avaliam o conhecimento básico de quatro conceitos fundamentais na tomada de decisões financeiras:
- conhecimento de taxas de juro
- composição de juros
- inflação
- diversificação de risco.
Segundo Klapper e Lusardi:
“Em todo o mundo, apenas um em cada três adultos é alfabetizado financeiramente – ou seja, eles conhecem pelo menos três dos quatro conceitos financeiros.
As mulheres, os adultos pobres e os inquiridos com baixo nível de escolaridade são mais propensos a sofrer de lacunas no conhecimento financeiro. Isso é verdade não apenas em países em desenvolvimento, mas também em países com mercados financeiros bem desenvolvidos.
Níveis relativamente baixos de alfabetização financeira exacerbam os riscos do consumidor e do mercado financeiro à medida que instrumentos financeiros cada vez mais complexos entram no mercado.
Produtos de crédito, muitos dos quais possuem altas taxas de juros e termos e condições complexos, estão se tornando mais prontamente disponíveis.
No entanto, apenas cerca de metade dos adultos nos principais países emergentes que usam cartão de crédito ou contraem empréstimos de uma instituição financeira são alfabetizados financeiramente.
Discutimos políticas para proteger os mutuários contra riscos e incentivamos os correntistas a poupar.” (tradução nossa)
(Fonte: “Financial literacy and financial resilience: Evidence from around the world”)