Reunião na SECRETARIA DE ESTADO ADJUNTA E DA EDUCAÇÃO
|No dia 5 de abril a APROCES foi recebida na Secretaria de Estado Adjunta e da Educação, pelo Dr. Francisco Gonçalves e pela Dra. Dora Sousa.
Começámos por fazer uma contextualização sobre a nossa associação, designadamente, o trabalho desenvolvido desde a nossa eleição a 15 de setembro de 2017. Referimos que, após termos sido recebidos pelo Exmo Director Geral de Educação (Dr. José Vitor Pedroso, em Outubro), com quem estabelecemos protocolo (assinado no passado mês de março), fomos recebidos, no início do mês de janeiro, pelo sr. Chefe de Gabinete do Sr. Secretário de Estado (Dr. Jorge Morais). Em fevereiro fomos recebidos pela Comissão de Educação e Ciência e por vários grupos parlamentares (meses de fevereiro e março). Informámos, ainda, que, procedemos à criação da nossa página web, que ficou disponível ao público a partir do dia 22 de Dezembro de 2017.
Demos conhecimento que, entre outros trabalhos que nos encontramos a desenvolver, presentemente estamos a proceder à reativação do Centro de Formação da APROCES, que já tivemos a funcionar e com várias ações de formação desenvolvidas, designadamente com formação nas nossas áreas específicas, em que não existe qualquer tipo de formação contínua.
Informámos que a nossa sede continua no Instituto Superior de Economia e Gestão, onde era anteriormente e que já entregámos uma outra proposta de protocolo, desta vez com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Enunciámos, de seguida, quais eram os nossos objetivos a curto e médio prazo, entre eles, contactos com o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e o Instituto Superior de Gestão, igualmente para efeitos de eventuais parcerias, reunião com a exma. Presidente do Conselho Nacional de Educação, realização de colóquios, bem como promover o contacto com sociedades científicas e associações congéneres a nível europeu.
Por último, alertámos que todos os anos surgem horários de contratação de escola que deveriam ser entregues para a reserva de recrutamento por pertencerem ao nosso grupo de docência. Situação que nos foi garantida que será corrigida sempre que a APROCES informe o ministério dessas situações.