Declaração Universal dos Direitos Humanos – Século XXI

| Criado em

Passaram 72 anos (10 de dezembro de 1948) desde o surgimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), uma referência incontestável da condição e da vida humana. São muitos os textos, mas a realidade social está em constante mudança e nós bem o sabemos hoje. Por isso, impõe-se a mudança de práticas.

Como referência social que a todos diz respeito: ser humano em geral e, particularmente, a nós, professores, cuja função é a de proporcionarmos aprendizagens efetivamente significativas que, de acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, promovam que o aluno do século XXI seja:

  • munido de múltiplas literacias que lhe permitam analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentais no seu dia a dia;

  • livre, autónomo, responsável e consciente de si próprio e do mundo que o rodeia;

  • capaz de lidar com a mudança e com a incerteza num mundo em rápida transformação;

  • capaz de pensar critica e autonomamente, criativo, com competências de trabalho colaborativo e com capacidade de comunicação.

A Cidadania e Desenvolvimento, como área disciplinar ou transversal, deve promover estas vertentes. A área dos Direitos Humanos, poderá ser fundamental enquanto integrante do 1.º grupo (https://cidadania.dge.mec.pt/dominios), dado o seu caráter de obrigatoriedade para todos os níveis e ciclos de escolaridade e pela sua interligação com a área que abarcamos – a das ciências sociais, nas suas mais diversas vertentes (pág. 8 de https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdf).

Os objetivos acima traçados para o aluno no final da escolaridade obrigatória e, neste domínio em particular, dependerão do nosso trabalho na promoção da Cidadania e Desenvolvimento, quer no currículo formal quer no currículo oculto.

Estamos certos que todos os colegas do grupo 430 poderão ter um papel decisivo na promoção de quase todos os domínios da Cidadania e Desenvolvimento. Já começamos a dar provas disso em:

Contamos consigo para fazer a diferença.

Partilhe connosco as suas experiências.

A Direção,