(A propósito) do Dia Mundial do Professor
|Em 1994, a UNESCO instituiu a data de 5 de outubro como o Dia Mundial dos Professores. Será de estranhar a lembrança tardia para a dedicação de um Dia ao Professor. Ou talvez não. Já que todos os dias são dos Professores, a lembrança é mais do que justa, e não vem tarde … afinal, sempre esteve lá. Como é e foi possível a História da Humanidade sem os Professores? Quem não se lembra do(s) seu(s) Professor(es)? Que seriam dos alunos sem o(s) seu(s) Professor(es)? Que seria da Sociedade sem Professor(es)? Que seria do progresso sem o(s) Professor(es)? Que seriam dos Países sem Professor(es)? Que seria do Mundo sem Professor(es)?
Seja como for, sejam quais forem os moldes da sua comemoração, o Dia do Professor pretende alertar para a importância e função crucial, imperiosa e de alicerce desses extraordinários profissionais de educação, que dia a dia ensinam, aprendem, partilham, norteiam e dão sentido ao presente dos seus alunos, ao mesmo tempo que lhes abrem as portas do futuro. São diversas as entidades que não deixam passar em branco este dia, entre as quais UNESCO, OIT, UNICEF, PNUD, NAÇÕES UNIDAS, etc. etc. Também os governantes dos diferentes Países e as diversas organizações nacionais que atuam ao nível da Educação dinamizam o Dia do Professor com iniciativas várias.
A Escola é, porventura, o espaço que mais abrange a sociedade. Professores, funcionários, alunos, pais, avós …de uma forma ou de outra, mais ou menos diretamente, quase ninguém escapa ao calendário escolar! Ser Professor é um privilégio, só quem o é sabe bem o que é o maravilhoso mundo da sala de aula e a interação diária com os seus alunos. É-se feliz em sala de aula. Por eles e com eles. Sentimos que estamos vivos. O amor ao que se faz tudo move. Sorte e privilégio de quem ama o ensino. Ainda que não tenha sido fácil ao longo de décadas, nem devidamente reconhecidos e dignificados, os Professores vivem hoje dias ainda mais difíceis. Vêm-se num inédito campo de batalha, no esquadrão da frente de combate ao vírus inimigo. Ora, no atual contexto atípico e complexo, fará sentido repensar que educação é a de hoje, que Professor se exige, que ensino é possível, que presente é o de hoje e de que modo abre as portas do futuro.
Mas não está fácil esta rentrée. Está até muito difícil. Como nunca foi antes. Que os Professores se mantenham saudáveis, otimistas, sorridentes, profissionais, competentes e amantes do ensino e do saber. Que não falte a força anímica aos Professores! Que a coragem e o amor ao ensino não diminua! Que continuem a ensinar com veemência e convicção. Que vivam o seu dia a dia profissional e não que apenas o sobrevivam! Os Professores querem poder continuar a “ensinar”, com Saúde, com Vida! É com a sua Vida que os Professores lidam, enriquecem e alimentam outras Vidas, a dos seus Alunos, todos os dias. Os Professores são lembrados num só Dia, mas são precisos todos os dias.
Nesta nossa humilde homenagem aos PROFESSORES, temos também uma mensagem. De força. De esperança. De ânimo. De alento. Festejamos este DIA DO PROFESSOR com TODOS OS PROFESSORES e a todos desejamos um BOM ANO ESCOLAR, e, sobretudo, MUITA SAÚDE!
A Direção da APROCES