10 de janeiro – Dia Internacional na Paridade no Trabalho

| Criado em

A OIT, através do seu Departamento de Estatísticas (ILOSTAT), considera que “é necessário progresso em muitas áreas e em todas as regiões para alcançar a igualdade de género no mercado de trabalho.”

“A análise efetuada sobre a remuneração, participação na gestão e oportunidades para mulheres jovens, destaca os desafios que enfrentamos na Paridade Internacional no Dia do Trabalho , que visa defender o valor da diversidade e consciencializar sobre a persistente desigualdade no local de trabalho.

Embora a maioria de nós esteja ciente de que as mulheres geralmente recebem menos que os homens na mesma ocupação, os dados do ILOSTAT mostram onde as lacunas são maiores. A diferença salarial média de género para 115 países com dados disponíveis é de 14% a favor dos homens. E ocupações dominadas por homens têm prémios salariais ainda mais altos para os homens. Por exemplo, 73% dos gerentes e 77% dos trabalhadores artesanais e comerciais são homens, segundo estimativas da OIT, e esses são os dois grupos ocupacionais em que os homens desfrutam dos maiores prémios salariais.”